segunda-feira, 5 de março de 2012

Dica - Como comprar frutos do mar

A dica de hoje é essencial para a compra de um alimento fresco e de boa procedência , se mal manipulado ou conservado irá trazer sérias consequências para a saúde. Os frutos do mar são alimentos delicados, têm carne frágil, devendo ser manuseados com cuidado. 

LAGOSTA, CARANGUEJO E SIRI
Se comprá-los vivos, escolha um espécime ativo e pesado em relação a seu tamanho. Se comprar já mortos, verifique se a casca está inteira e as garras intactas. Deve ter cheiro fresco, sem ser forte demais.
MEXILHÃO, MARISCOS E AMÊIJOAS
Não compre os que têm muito lodo ou crostas, ou que estão rachados ou danificados. Rejeite os que continuam abertos ao se bater na casca. Os mariscos sem casca devem estar roliços e ter cheiro fresco.
VIEIRAS
Em geral são vendidas abertas e limpas em vez de fechadas em suas conchas. Verifique se têm cheiro adocicado: se assim for; estão frescas. A carne de vieiras frescas é levemente cinza e translúcida, não totalmente branca. O coral deve ser rosado e úmido. Rejeite as que cheiram enxofre.
OSTRAS
As cascas devem estar perfeitas e totalmente fechadas. Quando bater na casca, deve emitir um som de algo sólido.
CAMARÕES
Encontram-se a venda de diversas maneiras: cozidos  com ou sem casca, ou crus. Camarões cozidos devem ser firmes e ter cor rosa brilhante, não devem ser aquosos. Camarões crus devem também ser firmes, com casca acinzentada e brilhante. Evite comprar camarões com manchas pretas, isso indica que eles não estão frescos.
LULAS E POLVO
Olhos claros, cheirando a fresco. Carne branca e úmida para as lulas. Carne roxa e firme para o polvo. 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...