quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pupunha X Palmito real


Nome científico de palmito: Euterpe edulis, em espanhol: palmito; em francês: coeur de palmier; em italiano: cuore di palme; em inglês: hearts of palm; em alemão: palmenmark.




O palmito é a parte interna ou miolo de algumas palmeiras comestíveis, cujo sabor é delicadíssimo, considerado por muitos como refinada iguaria. Trata-se de planta da família das palmáceas que ocorre desde a Bahia, Minas Gerais e Goiás até o Rio Grande do Sul e Amazonas. (ALGRANTI, 2000) O palmito é o coração comestível da palmeira, árvore que cresce em regiões de clima tropical. Da cor do marfim, tem textura delicada e macia, semelhante à do aspargo branco. Seu sabor suave e característico. De forma cilíndrica, mede em torno de 10 cm de comprimento por 1cm ou 2cm de diâmetro. No Brasil, é grande a produção e exportação de palmitos. (GOMENSORO,1999)

A Pupunha é o fruto de uma árvore tipo palmeira, não muito grande, quase exclusivamente cultivada em matas próximas às habitações. A pupunha tem cor vermelha e verde amarelo, esta com predominância na parte externa, sendo, na parte interna, amarelada. A massa carnosa - revestindo uma semente arredondada, amilácea e gordurosa é de delicioso sabor. (Culinária Amazônica, o sabor da natureza; Senac).




O fruto possui casca que varia do amarelo ao vermelho e polpa dura e feculenta, levemente adocicada, consumida depois de o fruto cozido ou assado. Quando cozida, a pupunha, cuja consistência assemelha-se à do aipim, pode substituir o pão, sendo rica em hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitamina A e minerais. Da pupunha obtém-se farinha muito útil na alimentação para preparo de mingau, pirão, bolos, pães, broas e cuscuz. (ALGRANTI, 2000)
Fonte: Chef Renato Caleffi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...